Divulgação de resultados; Autoria

A autoria de trabalhos que resultam da pesquisa (artigos, patentes, comunicações em eventos) tem implicações acadêmicas, sociais e financeiras importantes. Atualmente, a autoria de trabalhos científicos é o determinante mais relevante do valor do pesquisador diante dos seus pares, das instituições acadêmicas e das agências de fomento da atividade científica.

A atribuição justa de autoria – e o reconhecimento apropriado de contribuições que não atendem aos critérios de autoria – é um requisito essencial para manutenção da conduta responsável da pesquisa e deve obedecer às diretrizes de Vancouver (International Committee of Medical Journal Editors – Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals, Updated December 2013) (LINK DAS DIRETRIZES).

Todos os autores devem expressar o seu acordo com a sequência de autoria da publicação e reconhecer que todos os autores são inteiramente responsáveis pela publicação como um todo, exceto se ressalvas a essa regra forem expressamente registradas.

O autor de um trabalho científico é quem: 

  1. contribuiu substancialmente para a concepção ou delineamento do trabalho, participou da aquisição, análise e/ou interpretação dos dados do trabalho, e
  2. redigiu o trabalho ou o revisou criticamente, com contribuição intelectual importante, e
  3. aprovou a versão final a ser publicada, e
  4. concordou em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, a menos que ressalvas a essa regra forem expressamente registradas, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.