Responsabilidades da FMRP

A FMRP deve estabelecer a política de retenção de dados de pesquisa, oferecendo informações claras sobre os procedimentos envolvidos. A instituição é responsável por prover os meios para o armazenamento seguro de todo o material da pesquisa realizada no seu âmbito de acordo com as normas e os regulamentos vigentes e por garantir que informações pessoais sejam mantidas em sigilo.

 Em determinadas circunstâncias, permitirá a instituição acesso aos dados e materiais primários armazenados, respeitados os imperativos de ordem legal, regulamentar ou ética. A instituição deve estipular a duração da retenção dos dados em cada caso.

Cabe à FMRP oferecer educação e treinamento para disseminar, por toda a Instituição, a noção de que a Integridade Científica é um elemento essencial para a qualidade da pesquisa nela produzida. O CIPFMRP tem a incumbência de operacionalizar esse dever da instituição por meio de: 

  1. Cursos on-line abertos com avaliações obrigatórias para acesso a laboratórios e matrículas de PG;
  2. Criação de disciplinas de pós-graduação (presencial ou on-line). Uma das disciplinas deverá ter as seguintes características:
    1. conteúdos que abranjam o Código de Boas Práticas em Pesquisa da USP,
    2.  número de crédito simbólico,
    3.  validade de 2 anos.
    4.  Essa disciplina consistirá de uma série de seminários, cada um deles abordando um tópico do tema Integridade Científica, seguido da discussão do próprio tópico ou de um “caso problema” 
  3. Criação de cursos on-line, de curta duração, sobre temas específicos, tais como: Legislação em pesquisa com seres humanos e tecidos humanos, Biossegurança em laboratórios, Curso de Ética no Uso de Animais e Boas Práticas Laboratoriais. 
  4. Cursos e oficinas de Capacitação Prática, de curta duração, em manipulação de animais, funcionamento de biotérios, manutenção e manejo dos diferentes animais em experimentação, treinamento em equipamentos e biossegurança em laboratórios.
  5. Cursos de noções básicas de Integridade Científica para o pessoal técnico, com ênfase em Confidencialidade, Propriedade Intelectual e Publicidade, Registro de dados de pesquisa.