Para cumprimento de suas atribuições, a Comissão de Inclusão e Pertencimento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto contará com a assessoria do Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) e a Comissão de Direitos Humanos (CDH).

CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico: 

O CAEP atua em dois pilares principais: Setor da Educação e Setor da Psicologia:

O Setor de Educação tem as seguintes atribuições específicas:

  • acompanhamento psicopedagógico e pedagógico aos estudantes de graduação da FMRP-USP;
  • orientação psicopedagógica e pedagógica aos docentes quanto à condução das dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes durante a sua formação;
  • assessoria pedagógica individual e/ou coletiva aos docentes e aos profissionais ligados ao ensino em questões relativas à prática docente;
  • condução de eventos e cursos do CAEP sobre tópicos pedagógicos;
  • participação nas discussões e nas ações educacionais da Comissão de Graduação e das Comissões Coordenadoras de Cursos de Graduação em Ciências Biomédicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Medicina,  Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional.

O Setor da Psicologia, entre os vários pressupostos que norteiam a criação de serviços de apoio ao estudante, destaca aquele que prioriza, sobretudo, a adaptação do estudante ao contexto acadêmico. No caso dos cursos na área da saúde são consideradas as especificidades do curso e também a fase de desenvolvimento em que se encontra esse estudante, na maioria das vezes no final da adolescência.

Desta forma, o CAEP oferece atendimento psicológico aos estudantes que sentirem necessidade de procurarem por orientação nessa área. A procura pelo serviço é espontânea e o atendimento desenvolvido está focado na necessidade pontual do estudante, atendendo suas demandas pessoais e acadêmicas através da abordagem de Aconselhamento Psicológico.

site: https://caep.fmrp.usp.br/

e-mail: caep@fmrp.usp.br

 

CDH – Comissão de Direitos Humanos: 

A Comissão de Direitos Humanos tem, por princípio máximo, o respeito aos direitos humanos, com o trabalho baseado na ética do sigilo e da privacidade e no respeito a autonomia dos sujeitos que possam recorrer à Comissão. Além disso, visa promover a solidariedade e respeito à todas as pessoas, dentro da diversidade de gênero, raça, cor, etnia, origem, religião, idade e situação social, econômica e cultural, orientação sexual e identidade de gênero.

site: http://cdh.fmrp.usp.br/

e-mail: direitoshumanos@fmrp.usp.br